Serviço de Apoio a Crianças

Formação Modular Certificada decorre no empreendimento D. Manuel Martins

Dezasseis munícipes residentes no empreendimento social D. Manuel Martins, em Oliveira do Douro, com escolaridade inferior ao 12º ano e desempregados há mais de um ano, estão a frequentar um curso de Serviço de Apoio a Crianças.

Esta Formação Modular Certificada é dinamizada pela Escola Oficina, em parceria com o projecto Check-In. Iniciou em dezembro último e terminará em finais de março do presente ano, e decorre das 09h30 às 13h30, com a duração de 300 horas.

O curso integra dez unidades de estudo: Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Crianças dos 0 aos 3 anos; Cuidados de Rotina Diária e Atividades Promotoras do Desenvolvimento da Criança; Evolução e Perspetivas da Dinâmica Familiar; Modelos Familiares e Formas de Parentalidade; Processo de Socialização da Criança; Modelos e espaços Pedagógicos; Saúde Mental Infantil; Comportamentos Disfuncionais da Criança; Técnicas de Expressão e Atividades Práticas de Creche e Jardins de Infância – Expressão Dramática, expressão Musical e Expressão Plástica.

A conclusão destas unidades de formação possibilita a criação de condições de valorização profissional dos ativos, o aprofundamento de conhecimentos tecnológicos numa determinada área de formação, o desenvolvimento de competências para o exercício profissional, entre outros objetivos.